Bons negócios até no Carnaval
Como entrar em mercados internacionais de grande potencial? Foi para facilitar essa estratégia que a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), por meio do Projeto Pet Brasil, uma iniciativa em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), participou do Projeto Carnaval.
Na manhã de 27 de fevereiro, em São Paulo, empresas brasileiras tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos para executivos da companhia filipina Vet Specialists e da empresa indonésia Pet Indo.
Com 30 anos de mercado, a Mister Pet mostrou sua linha de acessórios para cães, gatos, peixes e pássaros. A empresa já exporta para o Uruguai, Argentina e Angola.
Já a Provets, empresa de medicamentos e produtos de uso veterinário, que até agora focava suas vendas no mercado nacional, apresentou a linha de suplementos para cães e gatos à base de leite de soja, sem lactose. “Esta é a primeira vez que participamos de uma rodada de negócios. Fiquei surpreso, não esperava tanta receptividade”, diz Maurício de Araújo Carlos, gerente de produto da Provets.
Os empresários estrangeiros também demonstraram bastante interesse nos cosméticos da Pet Society, que tem em catálogo produtos como pasta de dentes, perfumes e xampus para reduzir a oleosidade dos pelos. Uma das linhas que mais chamaram a atenção foi a Linha Amazônica, com fragrâncias à base de maracujá, cupuaçu, açaí e guaraná.
A empresa já exporta para Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Austrália, China, Angola, Uruguai, Paraguai, Peru e Canadá. “Foi muito bom porque a Abinpet fez um alinhamento prévio com os possíveis compradores”, afirma Leandro Malatesta, da Pet Society.
Já a Berdog, fabricante de móveis, camas e colchonetes para pets, está se preparando para entrar no mercado internacional ainda este ano. “Foi nossa primeira experiência rumo à exportação, há uma grande chance desta reunião se transformar em vendas”, diz Wilson Gomes, CEO da empresa.