Parcerias pelo ensino-aprendizagem
O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) tem firmado, desde 2013, termos de cooperação com diversas Instituições de Ensino (IEs) do país com o objetivo de implantar o Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem.
O projeto foi idealizado pelo Conselho Federal com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das competências humanísticas nos futuros médicos veterinários, conforme determinação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso de Medicina Veterinária. A ideia é trabalhar não só as competências técnicas dos profissionais, mas também outras competências, como Liderança, Atenção à Saúde, Comunicação, Tomada de Decisão, Administração e Gerenciamento e Educação Permanente.
A parceria mais recente foi realizada com a Universidade Comunitária Regional de Chapecó (UNOChapecó), em Chapecó (SC), em abril deste ano. A universidade receberá a primeira visita técnica do CFMV no início do segundo semestre letivo de 2015.
Histórico do Projeto - A iniciativa foi colocada em prática pela primeira vez em 2013, com a realização de visitas a IEs. Desde então, duas delas já colocaram em ação a nova metodologia: a Universidade de Cuiabá (Unic), em Cuiabá (MT) e a Faculdade Evangélica do Paraná (Fepar), em Curitiba (PR).
Em 2015, foram incorporadas ao projeto o Centro Universitário Filadélfia (UniFil), em Londrina (PR); o Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal, no estado de São Paulo; e a Universidade Luterana do Brasil, em Canoas (RS).
A última visita realizada pelo CFMV foi na Universidade Federal do Piauí, em Teresina (PI), nos dias 31 de março e 1º de abril de 2015. Na ocasião, o projeto foi explicado à reitoria, ao núcleo de apoio pedagógico, ao coordenador de curso de Medicina Veterinária e aos alunos de graduação da Universidade.
O projeto tem duração de um ano, com avaliação a cada semestre, e conta com o acompanhamento do CFMV ao longo do processo.