Pet Trade Show, nova feira em 2016
O Congresso Paulista de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais e a Vet Expo se uniram para criar a Pet Trade Show, feira anual que terá sua primeira edição em 2016, em paralelo aos dois eventos. Com uma estratégia bem delineada para os diversos públicos que visitarão os eventos e também com o intuito de qualificar a visitação, os eventos terão entradas separadas e credenciamentos distintos.
Com foco exclusivo no mercado veterinário, a Vet Expo abrange os setores clínicos, incluindo laboratórios, hospitais, clínicas, materiais cirúrgicos, entre outros. De acordo com JC. Julianelli, diretor da Reli Feiras e Congressos promotora das feiras e Anclivepa – SP, Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais, a Pet Trade Show, será lançada para cobrir a área de pet shops, principalmente grooming, banho e tsa e assessórios.
“Em todos os nossos eventos, sempre fazemos uma pesquisa com os visitantes buscando saber quais novidades eles gostariam de ver na próxima edição e a primeira resposta, para 49% do nosso público são acessórios”, comenta Julianelli.
Reforço da cadeia pet
Com isso, explica ele, intenção é criarmos um grupo de eventos que congregue toda a cadeia de produtos e serviços destinados a animais, estamos criando a semana internacional do Pet Care, uma semana do ano onde todos os profissionais do setor estejam envolvidos com os animais de pequeno ou grande porte possam aprimorar seus conhecimentos e relacionamentos com esta indústria.
Durante a semana de 13 a 15 de setembro de 2016, a capital paulista será sede para milhares de veterinários do mundo todo, que participarão do 14º Conpavepa, maior congresso profissional da América Latina e que também aproveitarão o momento para conhecer os produtos destinados ao setor veterinário, em contrapartida, no mesmo local mas com entradas diferenciadas, os responsáveis pelas compras de pet shops, supermercados, lojistas em geral terão acesso ao setor que os interessa, parte pet food, acessórios e banho e tosa.
Em 2015, dos profissionais que fizeram negócios durante a Vet Expo, 35% deles eram clínicos veterinários, 26% compradores profissionais, 19% diretores de pets centers, supermercados e hipermercados, 7% professores e doutores, 7% pesquisadores e 6% foram alunos, dentre esses, dividem-se profissionais que também atuam como distribuidores.
Alimentação especial
Com um público visitante altamente qualificado e focado no segmento veterinário e proprietários/diretores de pet shops, os expositores aproveitaram a reunião para lançar e apresentar linhas de produtos, fazendo da Vet Expo vitrine das principais tendências para 2016. E uma das novidades, que se tornará hábito nos próximos anos, é o estímulo a saudabilidade dos animais que já são parte integrante da família.
“Atualmente existem muitos cães e gatos considerados integrantes do lar, tratados como um dos membros da família. Como a população em geral está cada vez mais preocupada com a saúde e o bem estar, seus animais passam a acompanhar este estilo de vida”, acrescenta Julianelli.
Para ela, neste momento a indústria percebe uma necessidade por alimentações especiais, e aí entram com a parte de pesquisa e desenvolvimento de produtos direcionados a saudabilidade, sem corante, sem glúten, para diabéticos e assim por diante. A Vet Expo 2015 mostrou que viveremos um boom tecnológico e de consumo nos próximos anos relacionado a medicamentos, equipamentos, assessórios e alimentação de cães e gatos.